Foto Empresa1.jpg

Fundada em 1999 a Quinta do Ferro é um projecto familiar, situa-se na margem direita do rio Douro em Gestaçô Baião, sub-região da região do Vinho Verde , e na fronteira com a região do Douro. Também conhecida por” Douro Verde”, este pedaço de terra é abençoado pelo melhor de 2 mundos.

 

Na Quinta do Ferro a aposta foi nas castas autóctones, produzindo assim, só uvas portuguesas, são elas o Avesso, casta nativa de Gestaçô Baião, uma uva branca, única e original, de personalidade vincada e complexa. O Arinto, uva branca plantada um pouco por todo o País, aromática, fresca, com boa acidez e mineralidade. E por fim, uma uva muitas vezes mal compreendida , o vinhão, uva tinta e tintureira, de cariz forte, plantada sobretudo no norte do País, e que na nossa vinha perde a típica  aspereza, e ganha elegância e suavidade, pelas características do nosso terroir. 

 

As nossas 2 vinhas principais, estão sob um microclima especial e são de solo granítico, que lhe confere mineralidade, salinidade e um toque vegetal, uma vinha está a quase 400 metros de altitude, conhecida por ser a vinha ribeirinha, a outra encontra-se a mais de 600 metros de altitude, considerada vinha da montanha. Esta é a nossa vinha principal , a da montanha, e é daqui que se colhem as uvas para o nosso espumante, tem as características fundamentais para uma boa base de espumante, as uvas aqui têm de forma natural o álcool e acidez perfeita para se fazer espumante.    

 

A Quinta do Ferro foi pioneira na sua fundação, sendo a 1ª adega na região a ser construída e desenhada de raiz para produzir  espumante, somos ainda hoje o grande produtor e referência de espumante na região dos vinhos verdes, tendo em portfólio, neste momento, 8 tipos de espumante no mercado.

 

A Quinta do Ferro é premiada a nível nacional e internacional e objecto de boas críticas dos grandes "opinion makers" do mundo, como por exemplo Robert Parker e Sarah Ahmed 

Já Estamos

EUA,

Portugal, Inglaterra, Dinamarca, Bélgica, Grécia, Alemanha, Itália,

China, Taiwan, Japão

Mapa1.png

Missão - A Sociedade de Agro Turismo QUINTA DO FERRO Lda, tem por missão a produção e comercialização de Espumantes e Vinhos tranquilos, branco, rosé e tinto,  e frutos secos (nozes e castanhas), em território nacional.

Os produtos da QUINTA DO FERRO, são sinónimo de qualidade, trazendo para o mercado produtos de prestígio, garantia, dedicação e profissionalismo.

"A IRREVERÊNCIA DO VERDE", é a frase que revela o espírito do vinho e posicionamento no mercado, tal como  de toda a equipa que colabora para que os produtos sejam de qualidade superior e competitivos no mercado.

 

 

Valores - Porque a nossa irreverência começa no compromisso!

Porque a Integridade faz parte de nós e só assim sabemos estar nos negócios.
Porque a Inovação significa ir mais longe e melhor, e por isso acreditamos no que fazemos!
Porque na terra semeamos os nossos sonhos e colhemos dela o futuro!
Porque somos jovens como o nosso vinho, e a paixão borbulha em nós como no nosso espumante!
Porque só com a tradição e sabedoria do passado, conseguimos moldar o futuro.

 

 

Visão - Compromisso e irreverência – A Quinta do Ferro tem-se vindo a destacar pela forma ousada como tem realizado fortes investimentos no sector, não só na qualidade do vinho produzido como também no plano empresarial.

 

Qualidade - "Se juntarmos um bom produto natural à experiência empresarial, conseguiremos fazer um bom trabalho".

 

Inovação - A intenção da QUINTA DO FERRO, foi a de dotar toda a exploração com as mais modernas soluções técnicas, no sentido de se obter a maior qualidade a custos mais reduzidos.

 

 

Avaliação - O vinho verde é um produto directo e naturalmente derivado do condicionalismo regional e sem artifícios tecnológicos. Daí que a sua tecnologia seja extremamente simples, por se integrar num conjunto estável, que fundamenta a afirmação dele ser o que a vinha produz.

Uma técnica correcta, que pode parecer simplista a quem esteja desprevenido, limita-se, para além de uma higiene total da adega e do material vinário - e aí reside grande parte do seu requinte, a procurar garantir à flora zimológica regional favorável as melhores condições de trabalho.

O grande aperfeiçoamento dos vinhos tem de se fazer na vinha, pela sua judiciosa implantação, pela escolha criteriosa das melhores castas para cada caso concreto que se encare, pelo esmero de cultivo e por uma tecnologia bem compreendida e aplicada.

Quanto ao processo de produção de vinho na QUINTA DO FERRO, existe uma forte equipa à qual pertencem enólogos de prestígio que asseguram a qualidade do produto, fazendo testes e provas regulares, fundamentadas com a mais recente tecnologia de ponta. Foi necessário proceder à terraplanagem de toda a área da quinta, uma vez que as vinhas existentes anteriormente eram obsoletas e estavam dispostas em socalcos.

A ideia inicial foi dotar toda a exploração com as mais modernas soluções técnicas, no sentido de se obter a maior qualidade a custos mais reduzidos. O passo seguinte foi melhorar cada vez mais os equipamentos de vinificação e aumentar a rede de distribuição do produto.

O espumante QUINTA DO FERRO obrigou a um forte investimento, sobretudo porque foi necessário adquirir uma câmara frigorífica para se proceder aos nove meses de maturação, no mínimo, além de outro equipamento essencial na produção de um bom espumante utilizando apenas o método clássico.